Pilates



Pilates, as modalidades e aparelhos do espaço e seus benefícios



O Pilates é um método de reeducação do movimento e da postura. Criado pelo alemão Joseph Pilates, é considerado uma técnica de condicionamento físico e mental, regido por 6 princípios que devem ser incorporados durante a realização dos exercícios. São eles: a concentração, a centralização, a fluidez, a respiração, a precisão e o controle.

Todos os princípios em conformidade com o vasto repertório de exercícios existentes proporcionam os mais variados benefícios, desde ganho de força e flexibilidade muscular até aumento da auto estima e da concentração em tarefas do dia a dia.

Todos os exercícios devem ser realizados visando qualidade na execução e nunca quantidade de movimento.

As aulas são realizadas em grupos de até 3 pessoas, o que facilita o ganho de benefícios proporcionados pelo método a quem pratica, uma vez que as correções em função de falha na execução de algum exercício fica mais evidente e mais fácil de ser observada pelo instrutor.

Esta metodologia pode ser realizada por qualquer pessoa, desde crianças até idosos, grávidas ou mesmo pessoas com patologias associadas.

Modalidades e Aparelhos

Além dos exercícios realizados em solo (mat), Joseph criou alguns aparelhos que servem, muitas vezes, para auxiliar na execução dos movimentos e que podem, também, dificulta-los caso o instrutor perceba que o aluno pode mais. E além deles, o uso de acessórios pode ser incorporado tanto à rotina de exercícios no mat quanto nos aparelhos.

Cadillac

É o maior de todos os aparelho em tamanho. Tem esse nome pois é o mais imponente de todos os aparelhos criados. O carro Cadillac, na época, denotava riqueza, grandeza, e é dele quem vem o nome deste aparelho.

Reformer

O reformer foi o primeiro aparelho desenvolvido pelo criador do método. É uma carrinho que se movimenta sobre um trilho e seu retorno à posição inicial depende das molas nele fixadas. Segundo a história, fala-se que esse equipamento provem de uma cama com molas, que foram utilizadas para reabilitar soldados feridos de guerra.

Reformer Torre

Este aparelho é uma junção do reformer com um dos lados da barra do Cadillac. A união deles proporciona aos alunos uma gama muito maior de exercícios além dos que já são realizados nesses dois aparelhos em separado.

Ladder Barrel

Este aparelho tem o formato de um barril acoplado com uma “escadinha” ou pequeno espaldar. Foi criado, principalmente, para dar ênfase ao movimento de coluna, em todos os planos de movimento. Além de auxiliar bastante no ganho de flexibilidade tanto de membros inferiores quanto superiores.

Step Chair

Existe algumas versão sobre o surgimento da Chair, uma delas é que Joseph precisava entregar a um amigo um Reformer, porém, o equipamento não caberia em sua casa. Com isso, Pilates criou a Chair, que poderia ser utilizada para realizar os mesmos exercícios que eram feitos no Reformer e ainda se transformaria em uma cadeira “comum”. Logicamente, nos dias atuais, a Chair foi modificada e hoje habita quase todos os studios de pilates.

Benefícios do Método

Quanto mais o tempo passa e as pessoas conhecem o método, mas ele vem sendo foco de estudos que comprovem sua real eficácia.
A lista de benefícios se torna cada dia mais extensa, entre eles:

  • >> Melhora da força muscular;
  • >> Ganho de flexibilidade;
  • >> Controle muscular e postural;
  • >> Melhora do equilíbrio;
  • >> Redução dor cervical e lombar;
  • >> Promoção de qualidade de vida;
  • >> Melhora da auto estima e do humor;
  • >> Melhora na consciência corporal;
  • >> Melhora da coordenação motora
Fale Conosco